Atps
“O líder facilita a execução do serviço prático imediato de cada liderado, incentivando e ajudando esse liderado a, ele mesmo, superar os obstáculos e dificuldades que encontra ao logo da execução do seu trabalho. Ou, quando percebe que o liderado não consegue superar por si mesmo aqueles obstáculos, o líder pode, ocasionalmente, removê-los pessoalmente.” (http://www.gopala.blog.br/products/lideran%C3%A7a%20-%20pratica,%20niveis%20gerenciais%20e%20formaliza%C3%A7%C3%A3o%20/)
Meios de direção empresarial:
Ordens ou Instruções : meio pelo qual se transmite decisões aos subordinados. São determinadções da direção, incumbindo aos empregados executá-las.
Motivação: o dirigente estimula o subordinado a agir da maneira desejada. . William H. Newma cita 10 tipos de motivação, dentre as quais estão: melhor remuneração, projeção e prestígio social: oportunidade de progredir, trabalho interessante, tratamento humano, etc.
Comunicação: pode ser considerada como o processo de transmissão de informações ou mensagem. Envolve troca de fatos, ideia,s emoções etc, facilitando a boa relação humana, compreensão mútua e confiança, etc. Desta forma, a comunicação, apesar de estar presente em todas as funções gerenciais, se faz mais importante na Direção.
ANA CRISTINA VIDAL ALMEIDA – RA 397278
Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio de uma adequada comunicação, da habilidade de liderança e da motivação.
No exercício da função de direção, os administradores se limitam a conduzir as atividades dos participantes internos, o que é um erro, pois além dos empregados, fazem parte da empresa também, os fornecedores, os consumidores e as agências reguladoras.
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores, e os