Atps
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - DESENVOLVIMENTO 5
3 - FATORES QUE IMPACTAM DIRETA OU INDIRETAMENTE AS IMPORTAÇÕES: 9
4 A LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA AUTONOBILÍSTICA 11
5 – GESTÃO DE CUSTOS EM LOGISTICA 16 PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COMO MELHORIA DO NÍVEL DE SERVIÇO 24 REFERÊNCIAS 27 1 - INTRODUÇÃO
A estratégia da logística internacional é desenvolver diretrizes diferenciadas em seus diversos processos, tendo como principal foco o melhor equilíbrio entre o serviço de atendimento aos clientes e a eficiência operacional da movimentação, armazenagem e distribuição dos produtos.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 - Processo de Instalação e importação – com a globalização, a logística internacional é uma das ferramentas de gestão que nos dá condições de assegurar competitividade frente ao processo de abertura de mercados e formação de blocos econômicos. Podemos afirmar que a logística internacional é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a gestão; deste o fornecimento no país de origem até o consumo no país de destino, sempre atento ao melhor nível de serviço com o menor custo total. A logística deve ser inserida no grupo das competências centrais de uma empresa.
Podemos medir o serviço logístico em três etapas; são elas: a disponibilidade que significa ter estoque para atender o cliente no local e momento certo. O desempenho operacional se refere ao tempo entre o recebimento e entrega do pedido e a flexibilidade que mostra a capacidade da empresa em responder às situações não previstas.
Em qualquer importação brasileira haverá incidência dos impostos federais (II, IPI, PIS e COFINS) e do estadual (ICMS).
As alíquotas dos impostos federais terão valia para todo o território nacional. Por sua vez, sendo imposto estadual, o ICMS terá alíquotas diferenciadas para cada estado. Sendo assim, o estado de localização da empresa importadora definirá a alíquota de imposto do ICMS a ser pago