Atps
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
FUNDAMENTOS DE HIDROSTÁTICA E CALORIMETRIA
CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
Disciplina: Fundamentos de Hidrostática e Calorimetria
Bauru, 03 de setembro de 2013
SUMÁRIO
1. DESAFIO.
O desenvolvimento de novas tecnologias exige de um Engenheiro não somente a constante atualização acerca dessas, mas também um consistente conhecimento de princípios (sejam eles concernentes à Física, à Química ou qualquer outra área) necessários para a compreensão dessas tecnologias e sua correta utilização. Um relevante exemplo dessa necessidade é o desenvolvimento de sistemas para captação, armazenamento e utilização da energia. A compreensão do correto funcionamento desses sistemas exige conhecimentos de diversas áreas da Física (Termodinâmica, Eletricidade e Ciência de Materiais, por exemplo), e esta permitirá ao profissional optar por um sistema mais adequado de acordo com a situação.
Outro exemplo é a utilização de sensores (sejam eles de movimento, calor, fumaça, etc.) em construções, cujas aplicações inerentemente implicam o conhecimento de fundamentos de Física e Química.
Evidencia-se, então, a partir dos exemplos citados, a exigência de que um profissional formado em Engenharia deva ter tanto um sólido conhecimento dos fundamentos das ciências básicas (principalmente Física, Química e Matemática) quanto uma visão integrada, que lhe permitirá, em um projeto, a melhor escolha e dimensionamento de elementos a estes referentes.
1.1. OBJETIVO DO DESAFIO.
O desafio desta atividade é promover o estudo das aplicações dos princípios de hidrostática e calorimetria no sistema de captação e armazenamento de água em uma residência, e o desenvolvimento de um sistema de aquecimento solar com materiais de baixo custo para essa residência.
A importância deste desafio está na ampliação da visão do aluno