atps
Trabalho de graduação do 2º semestre do curso de Administração de Empresas, Solicitado pelo professor Jamil Ayyad, na disciplina de Administração, como requisito avaliativo da extensão de ATPS (Atividade Prática Supervisionada).
DESENVOLVIMENTO
As diversas teorias desenvolvidas na Administração demonstram a preocupação do ser humano em se aperfeiçoar e atender as necessidades de cada período. Como prova disso podem-se notar as diversas teorias que surgiram no decorrer dos anos, cada uma dando ênfase em determinada área ou problema. Abaixo trataremos especificamente dos princípios de cada uma dessas teorias:
Administração Científica
A Administração Científica é um método que surgiu no final do século XIX e início do século XX e tem por criador o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor. A Escola da Administração Científica era formada principalmente por outros engenheiros, como Henry Lawrence Gantt, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson dentre tantos outros. Henry Ford geralmente é citado como um dos seguidores dessa teoria por aplicar seus princípios em sua empresa (Chiavenato 2000).
A Administração Científica recebe esse nome pelo fato de se caracterizar pela introdução de métodos científicos na tentativa de resolução dos problemas da Administração com o intuito de alcançar elevada eficiência industrial. Essa teoria da ênfase nas tarefas dos operários, que são vistos como a unidade fundamental na organização. A teoria baseia-se na ideia de que melhorando o trabalho e a produtividade dos funcionários melhora-se também a organização.
Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro Shop Management (Administração de oficinas), que trata das técnicas de racionalização do trabalho dos operários através do Estudo de Tempos e Movimentos. Segundo (Chiavenato, 2000). “Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos