ATPS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS – PORTUGUES E INGLÊS
Nomes :
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação da Profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
Polo Unieducação 7109
Goiânia 2013
INTRODUÇÃO
Mostraremos neste trabalho, como os seus estudos delinearam múltiplos caminhos das fases da Educação Infantil, e a grande importância, colaboração e relevância para o entendimento e conhecimento do ciclo educativo, visando o pleno aprendizado para o ser humano. Uma vez que, a partir desses estudos, a criança deixou de ser comparada como um adulto. E, até os dias atuais, esses estudos, quando praticados com conhecimento e de forma segura, contribuem enormemente na formação, crescimento e evolução continua da Educação.
Essas teorias foram de grande contribuição para o desenvolvimento cultural tanto para os pedagogos quando para a fase infantil. Nesta atividade elaboramos um relatório sobre o legado que eles nos deixaram.
CONTRIBUIÇÕES DE FREUD PARA EDUCAÇÃO
Sigmund Freud, o criador da psicanálise, médico especialista em Psiquiatria, e o primeiro estudioso que ousou falar sobre sexualidade infantil, trazendo assim grandes contribuições para a Psicologia da educação.
Segundo Freud, nossa personalidade é formada, por três sistemas: id, ego e superego. Id é regido pelo princípio do prazer, e composto por energias denominadas de pulsões: a de vida e a de morte, não reconhece qualquer norma social estabelecida. Ego literalmente “eu” procura dar conta dos interesses da pessoa, setor da personalidade, aceita as regras sociais e é governado pelo principio da realidade, faz o equilíbrio do convívio da pessoa com os indivíduos que o cercam. Superego origina-se com o complexo de Édipo que será explicado posteriormente, contém os valores morais e os ideais, refere-se a exigências sociais e