atps
O ser humano cada vez mais adapta o meio as suas necessidades ao invés de se adaptar ao meio. Com grande capacidade intelectual, o homem sempre achou que facilitar sua vida era deixar as coisas mais praticas no momento do seu uso. Com o advento das novas descobertas e com o uso de materiais relativamente baratos, o homem inventou o “Descartável”.
Historicamente, dividimos a evolução do homem em “Eras”: da pedra lascada, da escrita, etc. No futuro, provavelmente, seremos conhecidos como a “Era do Descartável” ou “Era do Lixo” devido ao grande volume de matérias de rápida utilização e de lixo produzido pelas populações urbanas.
Justificativa.
A degradação ambiental se manifesta como sintoma de uma crise de civilização, marcada por um modelo de modernidade regido pelo predomínio do desenvolvimento da razão tecnológica sobre a organização da natureza. Nesse sentido, destaca-se o papel desempenhado pelas diferentes tecnologias existentes, que surgiram tendo por finalidade produzir bens que viessem a atender os anseios econômicos dos seres humanos, sem qualquer preocupação com os processos naturais existentes no planeta e, consequentemente, com os aspectos ecológicos.
Perante esse contexto a questão do desenvolvimento sustentável, os principais desafios à sua implantação, e evidenciá-lo como uma alternativa possível para a humanidade no sentido de contribuir para a minimização dos problemas socioambientais da atualidade. O apresentado relaciona a questão do desenvolvimento sustentável com o atual momento histórico, o qual tem características adversas a sua implementação, como, uma concepção de meio ambiente fragmentada, o consumismo e a degradação dos recursos naturais. Estas características acabam influenciando de forma negativa na difusão e implantação do desenvolvimento sustentável nos diferentes segmentos da sociedade, tendo em vista que estão intimamente atreladas ao modo de produção capitalista.
O crescimento econômico, desta forma, é um