atps
Todo programa exige uma sequência de passos e ações, que sejam colocadas de forma lógica para que se chegue a solução de um problema e o nome utilizado para essa sequência chama-se algoritmo.
Além disso, é preciso definir como os dados que serão processados e armazenados no computador. Portanto, a solução de um problema por computador é baseada em dois pontos: a sequência de passos e a forma como os dados serão armazenados no computador. Esta sequência de passos é chamada de algoritmo. Um exemplo simples de como um problema pode ser resolvido caso forneçamos uma sequência de passos que mostrem a solução, é como preparar uma receita.
Não existe um conjunto de regras para criar um algoritmo. Caso isto fosse possível a função de criador de algoritmos desapareceria. Claro que existem linhas mestras e estruturas básicas, a partir das quais podemos criar algoritmos, mas a solução completa depende em grande parte do criador do algoritmo. Geralmente existem diversos algoritmos para resolver o mesmo problema, cada um segundo o ponto de vista do seu criador.
Nesta pesquisa há vários problemas, aplicando conhecimentos estruturamos os algoritmos e fluxogramas em português estruturado (Portugol) para solucioná-los. Mostraremos como utilizar variáveis e sua sintaxe, como criar um fluxograma para auxiliar na solução. Na prática os códigos fonte com comandos de decisão e repetição, tipos de variáveis, etc.
Todo programador deve ter em mente a lógica de programação, escrever algoritmos no papel auxiliando na solução e filtrando possíveis erros, o importante não é criar um programa e entregá-lo ao usuário, mas sim criar um aplicativo de fácil entendimento que supra a necessidade apresentada.
2 Relatório 1 – Solução para o problema 1
2.1 Identificar os dados e variáveis. Dados: N=5 (Números de testes) X > 2 6 3 10 10 Y > 5 8 5 13 20 Variáveis: x, y, soma, i, aux: inteiro
2.2 Apresentar tabelas verdades.
X Y X E Y X OU Y X XOU Y