Atps
Os filósofos influenciaram a administração desde a antiguidade até a idade moderna. Muitas linhas de comando, como divisão e controle de trabalho têm como base os pensamentos dos grandes filósofos.
Principais filósofos à administração: Sócrates, Platão, Aristóteles, Nicolau
Maquiavel, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobes e Karl Marx.
1.1.
Sócrates (470-399 a.C.)
Segundo Sócrates para que uma pessoa possa administrar algo, ela será capaz, se souber do que precisa e se for capaz de prover o negócio, seja administrar um coral, uma família, uma cidade, uma empresa ou exército.
1.2.
Platão (429-347 a.C.)
Preocupou-se com os problemas políticos e com o desenvolvimento social do povo grego. Para Platão cada pessoa deveria dispor de três virtudes, sabedoria, coragem e temperança.
1.3.
Aristóteles (384-322 a.C.)
Criador da lógica. Estuda a organização do estado e distingue três formas de administração pública: Monarquia, aristocracia e democracia.
1.4.
Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Tornou-se famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade, porém, seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos realistas que verdadeiramente
entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como ele realmente é.
1.5.
Francis Bacon (1561-1626)
Criador da lógica moderna, baseada no método experimental e indutivo.
Antecipou-se ao principio conhecido em administração como “principio da prevalência do principal sobre o acessório”.
1.6.
René Descartes (1596-1650)
Considerado fundador da filosofia moderna. Criador do método cartesiano, que contém os princípios da administração moderna, como, divisão do trabalho da ordem, do controle etc.
1.7.
Thomas Hobbes (1588-1679)
Desenvolveu a teoria da origem