atps
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
UNIDADE LEME
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ATPS – Atividades práticas supervisionadas
Probabilidade e Estatística
Denis Moraes Cruz
Leonardo Mehler Portasio
André Ricardo B. da Silva
Marcelo Luiz Mike Cardozo
Tiago Barbuglio
Israel B. S. Murakami
LEME– SP
2013
Denis Moraes Cruz
RA: 6489329891
Leonardo Mehler Portasio
RA: 6845498325
André Ricardo B. da Silva
RA: 6843486066
Marcelo Luiz Mike Cardozo
RA: 6823489998
Tiago Barbuglio
RA: 6825488736
Israel B. S. Murakami
RA: 6826489981
Probabilidade e Estatística
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Anhanguera, unidade Leme, como requisito parcial para obtenção de nota nas Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina Probabilidade e Estatística do curso de Bacharel em Ciência da Computação.
Orientador: Carlos Spadin
LEME - SP
2013
1. Introdução ao estudo estatístico
Da coleta dos dados
1.1. Há diferentes tipos de coletas, cabe avaliar a intenção do pesquisador e a natureza dos dados que se pretende analisar para decidir qual o método que melhor se aplica a cada caso. Algumas maneiras de obtenção dos dados são: através de entrevistas, questionários – que por sua vez podem ser abertos ou fechados – administrando instrumentos – como um topógrafos, ou um microscópio – por meio de observações positivas – no sentido positivista – examinando documentos, materiais, artefatos... E ainda através de simulações físicas ou matemáticas, experimentos científicos ou quando o volume de dados é muito grande pode valer-se das técnicas de amostragem.
Conceitos de População e Amostra
Em estatística o termo população faz referência a um conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação, sendo assim chamamos damos este nome ao conjunto de todos os valores que descrevem o fenômeno que interessam ao investigador. Como exemplo podemos considerar uma