ATPS
Nome: SILVA
Curso: Gestão de Recursos Humanos - Comportamento Organizacional
Muito se mudou nas relações de trabalho desde o início da humanidade. Vivemos hoje, uma evolução em termos de convívio entre as pessoas dentro de uma organização. Com a necessidade de profissionais mais eficientes e proativos dentro de uma organização busca-se ter líderes dentro das organizações em vez de chefes opressores e autoritários. São grandes as diferenças entre líderes e chefes, segundo o IBC Coaching (2013) suas principais diferenças são: O Líder inspira a ação e motiva a equipe; toda a equipe leva crédito pelos resultados alcançados; pensa no desenvolvimento de seus liderados; lidera pelo exemplo; ele é: admirado, criativo, ousado, comunicativo.
O Chefe por sua vez dá ordens e é durão; centraliza o poder; leva sozinho o crédito pelos resultados; desmotiva a equipe; afunda seus liderados; lidera pela autoridade; ele é temido, desmotivador, inseguro. Entretanto, é mais fácil ser um chefe do que um líder, pois de acordo com Queiroz (2013) liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.
O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
Por fim, percebe-se que o chefe muita vezes tem medo de perder sua equipe, porque são eles que sustentam a empresa, negócios em geral, e diante de seus funcionários parece ser invencível, mas basta ter uma dificuldade que ele dentro de si fraqueja!
Referência Bibliográfica
FERREIRA, Renato. O que diferencia o líder do chefe < http://www.portaleducacao .com.br/diaadia/artigos/17255/o-que-diferencia-o-lider-do-chefe?_kt= 8494173369&gclid= CPWertCX4bYCFUPc4AodlV4AIg > Acesso em 23 abril 2013
IBC Coaching. As