ATPS
As funções de um contador são, tradicionalmente: fazer registros contábeis das empresas, cuidar de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestar assessoria, fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.
O profissional contador deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias e vontade de manter-se atualizado (em virtude da mudança rápida e constante de leis e tributos).
Leia mais: http://explicatudo.com/o-que-faz-um-contador#ixzz1uOPJgzzT
Célio Rapachi é estudante do 4º semestre de Ciências
Contábeis da Faculdade América Latina, Unidade Ijuí.
Muitos jovens que estão em fase de conclusão do ensino médio deparam-se com muitas dúvidas sobre a escolha de um curso superior que irão cursar. Ficam imaginando se tal área será bem promissora, rentável e de fácil acesso ao mercado de trabalho depois de formados. Pois bem, dentre alguns cursos, pode-se destacar o curso de Ciências Contábeis que é uma área que abre muitas opções de escolha. A contabilidade é tão antiga quanto à própria civilização, ela surgiu cerca de 6000 anos a.C. em função da necessidade que as pessoas da época tinham de controlar o que possuíam, gastavam ou deviam, procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Muitos povos registravam seus bens através de nós dados em cordas penduradas, muitos pastores de ovelhas da época controlavam o seu rebanho através de pedrinhas.
Com o passar do tempo e com guerras que acabaram ocasionando muitas falências, exigiu-se mais a criação de serviços especiais, sintonizando assim a contabilidade, através da sua evolução como uma ferramenta insubstituível do administrador nos negócios da organização.
O profissional pode trabalhar como contador em uma empresa particular, pode trabalhar no setor público, dedicar-se à docência e seguir a