Atps
Regime de Caixa e Competência Os regimes contábeis são normas que orientam o controle e registro dos fatos patrimoniais, entre esses regimes podemos citar o regime de competência e de caixa. No regime de competência contabilizamos tudo no momento em que foi gerada, despesas e receitas, independentemente se foi paga ou recebida. Nesse regime consideramos como receita o que foi gerado no momento da entrega da mercadoria ou serviço prestado, independentemente do recebimento, e como despesa, o momento em que se adquire o bem ou serviço, independentemente de pagamento. O regime de caixa não é muito utilizado na contabilidade, ele é apenas instrumento de apuração de resultado. Nesse regime consideramos as receitas e despesas no ato do recebimento e pagamento, respectivamente. Para melhor entendermos, citamos os exemplos abaixo, onde sobra de caixa não se caracteriza como lucro: * Venda à vista de itens comprados a prazo: quando vendemos uma mercadoria à vista, esse dinheiro fica disponível no caixa, porém ele não se caracteriza como lucro, pois teremos que pagar pelos produtos utilizados a prazo. * Venda de itens disponíveis em estoque e que já foram pagos anteriormente: essa sobra de caixa originada pela venda não é real, pois anteriormente desembolsamos esse valor, então essa entrada não é lucro. * Recebimentos superiores aos pagamentos: quando é efetuado um parcelamento de uma compra, mas o recebimento das vendas foi à vista.
Também tem a situação da falta de dinheiro no caixa que não se caracteriza por prejuízo, que é o caso do atraso no recebimento das vendas, a inadimplência. Essa falta de dinheiro temporariamente no caixa não se caracteriza como prejuízo, mas só um atraso na entrada de dinheiro.
Passo 3
Ajude o contador da empresa a contabilizar a operação adiante, de acordo com o Regime de
Competência e responder às questões abaixo: a Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para sua