ATPS
CURSO – ADMINISTRAÇÃO / 1º SÉRIE
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Prof. MAURÍCIO DIAS
COMPONENTES DO GRUPO:
INTRODUÇÃO
ETAPA 01
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO:
Segundo Mara Perillo gestão do conhecimento (knowledge management) refere-se a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “km”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.
De acordo com Luiz Carlos, é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.
A importância atribuída á gestão do conhecimento é tanta que até 1998, 28% das empresas norte-americanas já a haviam adotado, aumentando para 96% em quatro anos.
A gestão do conhecimento saiu na frente recentemente como uma nova sistemática de trabalho no ambiente organizacional, ou seja trata-se fundamentalmente de uma forma de alavancar a eficácia organizacional que se utilizar de elementos presentes no comportamento individual, grupal, nas tecnologias de informação e nos elementos estruturais da organização.
COMPARANDO AS DEFINIÇÕES:
Tanto Mara Perillo como Luiz Carlos, destaca a importância da GC nas empresas. A Mara Perillo destaca a gestão do conhecimento como importante ferramenta para o crescimento da empresa. E o Luiz Carlos destaca a questão do capital intelectual dentro da empresa.
Exemplos de empresas que aplicam gestão do conhecimento:
AMBEV: A AMBEV investe em diversas técnicas do conhecimento, como programa de capacitação e treinamentos dos profissionais. Também nas atividades UA englobam todas as unidades e níveis organizacionais e utilização de vídeo aulas e programas veiculados pela TV AMBEV.
O BOTICÁRIO: O boticário criou