Atps
O inicio do seculo XXI aponta para uma nova relação homem/organização/mundo. por meio dessa nova relação, o homem é compreendido como um ser total que pensa, age e sente -se criativamente como parte do todo e o todo da parte.
A organização, para estabelecer essa nova relação, precisa estar pautada em abordagens que privilegiam o crescimento pessoaç, que a liderança seja uma caracterisitca fundamental, enfim, que nessas novas abrodagens a qualidade de vida seja o objetivo primordial.
As imagens das organizações passaram a representar um papel tao importante quanto os produtos e serviços, pois estas querem ser reconhecidas por sua atuação como empresas cidadãs.
A comunicação faz referencia a tudo que diz respeito à posição social e ao funcionamento da organização que envolve desde seu clima interno até suas relaçãoes institucionais. As empresas precisam abrir portas e iniciar um diálogo, sem limites, com os formadores de opiniões e posturas da sociedade forem levadas em conta.
É necessário compreender a estratégia organizacional como um processo de emergência estratégica envolvendo toda a coletividade, em cujo centro está a comunicação.
Não é mais possível executar planos, projetos e programas isolados de comunicação institucional, mercadológica, de administração, pois uma estratégia comunicacional envolve todos os setores e participantes da organização.
Segundo Genelot (2001) essa estratégia se destaca, já que é pelos dispositivos de comunicação que as pessoas expressam o sentido que querem dar á sua ação, confrontam suas opiniões e compreendem as dificuldades e oportunidades.
Se a estratégia de comunicação for aberta, receptiva, interativa, haverá chance de engajamento e participação.
A grande inovação de Genelot (2001) é que a estratégia não se prende a um objetivo a ser alcançado, mas a um processo de reatividade generalizada o que nos fará refletir