atps
Todos nós negociamos alguma coisa todos os dias, mesmo quando não se percebe que o está a fazer. A negociação depende da comunicação. Ocorre entre indivíduos que agem, por si próprios ou como representantes de grupos organizados e, por isso, pode ser considerada um elemento do comportamento humano.
A negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado, e num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem, e com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações.
Diante disso, o presente trabalho visa apresentar o conceito moderno do processo denominado negociação, seus objetivos, bem como destacar a importância da ética e das concessões que envolvem todo um processo negociação.
DESENVOLVIMENTO
Negócio vem do latim neg otium, que significa negação do ócio, isto é, trabalho. Por sua vez, Negociação vem do latim negotiare, ou seja, fazer negócio. Negociar, portanto, tem o condão de designar um processo, no qual duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, negociar é:
1. Fazer a negociação de.
2. Comprar e vender.
3. Promover; tratar de.
4. Contratar, ajustar.
v. tr. e intr.
5. Ser negociante. = COMERCIAR
6. Entabular e seguir negociações. = PACTUAR
7. Fazer convênio ou tratado entre governos de dois Estados.
Em todos os lugares, na TV, no rádio, nas empresas, em casa, todos estão negociando. São compradores e vendedores, patrões e empregados, marido e esposa, pais e filhos, países na Organização Mundial de Comércio ou na ONU, etc... Em casa, no trabalho, em nossa vida social, a concordância com outras pessoas é fundamental. A negociação permite que nossos objetivos