Atps
Numa empresa a compreensão do comportamento individual de cada funcionário e dos grupos de trabalho constitui o principal campo de comportamento organizacional, investiga as questões que dizem respeito a lideranças e poder, processos e estruturas, aprendizagem, percepção, e principalmente atitude... Temas que afetam os indivíduos e as equipes nas instituições.
O comportamento organizacional esta se fixando firmemente como um campo próprio de estudo por meios de pesquisas, técnicas e teorias. Essas técnicas permitem considerar os estudos como resultados satisfatórios para empresas.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
A gestão das pessoas nas organizações é uma das questões mais críticas no mundo dos negócios. O comportamento, as ações