Atps
O QUE É O PENSAMENTO SISTÊMICO?
Existe um debate em algumas áreas do conhecimento humano que reivindica uma nova visão de mundo que propõe a superar a crise epistemológica e psicológica que se abate sobre a ciência, sobre a tecnologia, sobre a educação, sobre a cultura, e sobre a sociedade.
Essa crise segundo vários pesquisadores sobre o tema é causada pelo excesso de racionalismo, existente na sociedade, na ciência, na educação ocasionado pela extrema fragmentação do conhecimento, da educação, da ciência e da própria pessoa humana. Essa nova visão de mundo reivindicada seria a visão sistêmica.
A fragmentação também é responsável por difundir essa desigualdade social, uma vez que ela deixa de lado a perspectiva do todo, do global e pensa apenas em um fato especificamente isolado, deixando de melhor compreender a realidade.
O pensamento sistêmico contrapõe o cartesianismo é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento reducionista, ou cartesiano, que visava à fragmentação. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade. A ciência sistêmica mostra que os sistemas não podem ser compreendidos por meio da analise individual. As propriedades das partes não são necessariamente propriedades extrínsecas, mas precisam ser vistas e entendidas dentro do contexto do todo.
Infelizmente o ser humano e a própria ciência criaram preconceitos principalmente com a visão holística e sistêmica e com isso estabeleceram divergências difíceis de serem superadas.
PASSO 3
LIDER NA GETAO DE MUDANÇAS
NOSSO GRUPOACHOU QUE AS MUDANÇAS SÃO CARACTERISTICAS DE NATUREZA COMO UM TODO.
TUDO AO NOSSO REDOR ESTA EM CONSTANTE MUDANÇA E NÓS MESMOS TEMOS EM NOSSA INDOLE
NATURAL ESSA TENDENCIA DE MUDAR, DE BUSCAR COISAS NOVAS E DE EXPLORAR NOVOS MUNDOS.
RESALTAMOS TAMBEM A IMPORTANCIA