Atps
Experimento 11
Neste experimento sera colocado sera colocado no protoboard, um resistor em serie com um capacitor e um outro resistor em paralelo com o mesmo capacitor, e então será aplicado uma tensão no circuito montado e medido as tensões sobre o primeiro resistor e o capacitor a cada tempo medido por um cronometro.
Objetivo
Capacitores experimento 11
Reconhecer um capacitor.
Montar um circuito com capacitores em serie um resistor.
Determinar a capacitância equivalente de uma associação de capacitores.
Mensurar o tempo de carga de um capacitor.
Calcular a corrente de um circuito RC em função do tempo.
experimento 11
Podemos armazenar energias potencial comprimindo uma mola e quando for conveniente podemos utilizar essa energia liberando a mola. No caso da energia elétrica, podemos armazenar energia potencial num campo eletrostático. Os capacitores tem a capacidade de armazenar, em suas placas, cargas elétricas que podem ser liberadas para o circuito quando for necessário. A carga armazenada depende de sua DDP (VAB) e de sua capacitância.
c= q/Vab
A capacitância é determinada pela geometria do capacitor e pelo material colocado entre as duas placas. Podemos associar capacitores com o objetivo de conseguir uma capacitância equivalente (Ceq) que seria um capacitor armazenando a mesma carga em uma mesma DDP.
Associação de capacitores Num circuito de condensadores montados em paralelo todos estão sujeitos à mesma diferença de potencial (tensão). Para calcular a sua capacidade total (Ceq):
A corrente que flui através de capacitores em série é a mesma, porém cada capacitor terá uma queda de tensão (diferença de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenças de potencial (tensão) é igual a diferença de potencial total. Para conseguir a capacitância total:
Na associação mista de capacitores, tem-se capacitores associados em série e em paralelo. Nesse caso, o capacitor equivalente