Atps
a) Como se dá o controle político imediato?
b) Como se opera o controle político sucessivo (ou a posteriori)?
c) Como se opera o controle do estado de defesa quanto à participação do Poder Judiciário? Respostas:
Controle Político imediato: é realizado pelo Congresso Nacional, por maioria absoluta de seus membros, no prazo de dez dias. Se estiver em recesso será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias. Art.136, 4º a 7º.
Controle Político Sucessivo: o Congresso Nacional aceita ou não as informações prestadas pelo Presidente da República, depois que cessar o Estado de Defesa, sobre as providências adotadas e as respectivas restrições aplicadas. Art.141.
O estado de defesa quanto á participação do Poder Judiciário:
Controle Jurisdicional Concomitante: o Poder Judiciário realizará controle sobre a prisão efetivada pelo executor ou lesão ou ameaça a direito.
Controle Jurisdicional Sucessivo: é possível a responsabilização pelos atos ilícitos cometidos durante o Estado de Defesa. Prazo: 30, prorrogáveis por mais um período.
(QUESTÃO DE ESCOLHA) Em Estado constituído sob a forma de República presidencialista e regime democrático, grupos guerrilheiros nacionais promovem atentado na posse do novo Presidente da República, deixando centenas de mortos e feridos. Com vistas a combater a atuação de referidos grupos, o Presidente da República decreta estado de exceção, com prazo de vigência de 90 dias, prorrogável por mais dois períodos de até 90 dias cada. Por meio do Decreto que instaura o estado de exceção, suspendem-se temporariamente algumas garantias constitucionais, permitindo-se a detenção de pessoas ou a realização de buscas sem mandados judiciais, a requisição de bens e a interceptação de conversas telefônicas.
Imaginando que situação semelhante ocorresse no Brasil, o Presidente da República poderia
a) solicitar autorização