Atps
PÓLO: TERESINA CENTRO
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Carlos Augusto da Silva - RA.35075
Marcilene Brito de Oliveira - RA 350075
Antonio Carlos Ribeiro Soares - RA 370518
Verônica Rodrigues de Sousa – RA363522
Thiciane Maria de Oliveira – RA354604
Iara Danielle Farias Andrade - RA 379357
Vanessa de Alencar Araújo – RA 351898
TERESINA – PI
ABRIL – 2012
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COM BASE NOS TEXTOS DE KARLA SAMPAIO
Comportamento Organizacional é o principal fator de deve ser estudado, pois permite à pessoa compreensão do indivíduo uno e múltiplo. Consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, promovendo a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional engloba conceitos de Psicologia, Sociologia e Administração, representando assim, a convergência gradual das diversas escolas de pensamento, possibilitando criar novas formas de motivação para os funcionários, gerando maior lucro para a empresa.
QUADRO COMPARATIVO DOS SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS
SISTEMAS ABERTOS | SISTEMAS FECHADO | Podem ser compreendidos como um conjunto de partes em constante interação constituindo um todo sinérgico orientado para determinado propósito e em permanente relação de interdependência há que ser entendida como a dupla capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado.Onde os fatores externos são molas propulsoras da mudança no comportamento externo. O controle dos comportamentos administrativos é atingido através da tecnologia, da informação, e da comunicação. A estrutura é um recurso dinâmico, muda a partir das estratégias estabelecidas e da influência do ambiente.