Atps
Profa. Carlos Eduardo
São Bernardo do Campo – abr.2012
Introdução
Este trabalho tem como propósito a compreensão do planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho. Em seu conteúdo, pode-se encontra-se uma breve explicação do conceito de planejamento e seus tipos.
Desenvolvimento
O que é planejamento? De forma superficial, pode-se entender que o planejamento nada mais é que a definição de um futuro desejado e o desenvolvimento de meios para alcançá-lo. Pode-se definir em outras palavras, como o exercício sistemático da antecipação.
Quais são os tipos de planejamento? Segundo Marcos Hishimoto - professor de Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa – em sua coluna semanal para o Banco Santander, um planejamento pode ser feito nos seguintes níveis:
- Nível Estratégico: envolve a visão global de toda a empresa e um conteúdo genérico e sumarizado. Os planejamentos de nível estratégico são de longo prazo (5 anos ou mais). Este é elaborado pela alta administração a fim de proporcionar aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
- Nível Tático: envolve objetivos intermediários de cada unidade organizacional, de negócios ou departamento. São menos genéricos, quando comparados ao nível estratégico, ou seja, são um pouco mais detalhados e elaborados pela gerência média, à médio prazo (1 a 2 anos). Este tipo de planejamento deve estar alinhado com o Plano Estratégico.
- Nível Operacional: são desenvolvidos à partir dos planos táticos. São mais objetivos, racionais e detalhados e elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado, à curto prazo (1 ano ou menos). São planos que devem dizer o “que fazer” e “como fazer” atividades cotidianas da organização. Por fim, como cada plano é elaborado em níveis distintos dentro de uma escala organizacional,