Atps
Neste trabalho apresentaremos um pouco da história da Matemática, em especial como o logaritmo foi desenvolvido. Mostraremos desde sua concepção, na base 1, até chegar-se ao modo que é utilizado até hoje, na base 10. Resolvemos, também, exercícios propostos que nos dão uma noção de como o logaritmo é importante atualmente e como ele pode ser utilizado para resolver problemas de nosso cotidiano.
História e conceitos de matemática
O homem responsável pela invenção dos logaritmos foi John Napier, que trabalhou 20 anos em sua descoberta. Ele a inventou de modo a simplificar os modos de divisão e multiplicação. Napier publicou os resultados de anos de pesquisas em um livro, onde explica o logaritmo natural comparando os termos da progressão aritmética e geométrica e ilustra, também, as tabelas dos logaritmos de algumas funções trigonométricas relativamente aos ângulos do primeiro quadrante.
Napier começou a definir o logaritmo pela tentativa de manter os termos da progressão geométrica, de potências inteiras de um número dado, perto uns dos outros. Era necessário que o número dado estivesse perto de um.
Mas ele não foi o único na época a estudar os logaritmos. O suíço Jobst Burgi desenvolveu o logaritmo de forma semelhante. Em conjunto com outro estudioso matemático, Henry Briggs, em 1616, eles fazem a mudança do logaritmo para a base decimal e, com isso, estabeleceram-se as seguintes igualdades: log 1= 0 log10 = 1
A obra de Napier foi terminada por seu filho e publicada em 1619. Briggs, partindo dos estudos de Napier, começou a trabalhar nos logaritmos para base decimal. E, em 1617, apresentou a tabela de logaritmos que, mais tarde (em 1628) é completada por Henry Vlacq. Depois, todas as tabelas foram finalizadas e publicadas por Briggs em “Trigonometria Britannica”
Napier, além de ser considerado o pai dos logaritmos, é também considerado o precursor da Régua de Cálculo.
Outros