Atps
Texto
Quanto mais forte e maior o balanço do mar, mais o timoneiro precisa estar atento e seguro aos desafios das águas por onde navega. Da mesma maneira a turbulência e a incerteza que caracterizam o mundo atual dos negócios impõem enormes e constantes desafios às organizações.
À medida que estes desafios aumentam, também aumenta desproporcionalmente a necessidade do Planejamento Estratégico.
As organizações estão sofrendo fortes pressões competitivas neste início de milênio, o que as obriga a manter-se em um contínuo processo de alerta, adaptação e ajuste ás mutáveis condições ambientais caso queiram manter a sua sustentabilidade . O objetivo principal do Planejamento estratégico é proporcionar bases necessárias para as manobras que permitam que as organizações naveguem e se perpetuem mesmo dentro de condições mutáveis cada vez mais adversas em seu contexto de negócios . Nos tempos atuais, as organizações de sucessos, são aquelas capazes de se adaptar adequadamente ao processo continuo de mudanças no mundo dinâmico e competitivo dos negócios. . Mas ainda o sucesso é a maior medida que elas se antecipam de maneira proativa a essas mudanças. Mas como conseguir tal proeza? A resposta está quase sempre no Planejamento Estratégico.
Como dizia Charles Darwin , as espécies vivas que não sobrevivem não são as mais fortes e nem as mais inteligentes; são aquelas que conseguem se ajustar-se ás demandas do meio ambiente. No Dawirnismo organizacional que caracteriza o mundo moderno , as organizações sobrevivem ás mutáveis condições são aquelas que não somente se ajustam , mas se antecipam proativamente e criam condições de mudanças para as outras organizações .
Planejar é conhecer e entender o contexto; é saber o que se quer e como atingir os objetivos ; é saber como se prevenir ; é calcular os riscos e buscar minimizá-los; é preparar-se taticamente é ousar as metas propostas e superar-se de maneira contínua e constante não é