ATPS M quinas t rmicas
Av. Fernando Osório, nº 2.209 – Três Vendas – Pelotas-RS – CEP 96055-005 – (53) 3321-5533
RELATÓRIO 1: TURBINAS E CENTRAIS A GÁS
HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DA TURBINA A GÁS
O uso da turbina a gás como máquina motora tem sido um sonho bastante antigo dos Engenheiros. A evidência disto é a grande quantidade de estudos no decorrer da história.
Em 150 A.C., um filósofo e matemático egípcio, Hero, inventou um brinquedo, o “Aeolipile”, que rodava sobre uma pequena caldeira de água. Ele verificou o efeito da reação do ar quente ou o vapor movimentado por alguns bocais sobre uma roda. Em 1232 os chineses começam a utilizar foguetes como armas. A invenção da pólvora usa o princípio da reação para lançar os foguetes. Em 1500, Leonardo da Vinci desenhou um esboço de um dispositivo, o “macaco de chaminé”, que girava pelo efeito dos gases quentes subindo a chaminé. Ele criou um dispositivo que usava o ar quente para girar um espeto. Em 1629, Giovanni Branca desenvolveu uma oficina de estampagem que usava jatos de vapor para girar uma turbina que então, fornecia trabalho para as máquinas. Em 1687, Sir Isaac Newton anuncia as leis do movimento. Especificamente, a 3ª Lei de Newton afirmava haver um equilíbrio entre ação e reação: “Para cada ação haverá uma reação de mesma força e intensidade mas em sentido oposto”. Quando o balão está fechado as forças se equilibram, são iguais em todas as direções. Ao soltar o ar, ocorre uma ação que desequilibra o sistema. A força a esquerda é maior, movendo o balão. Baseado nessas leis, Newton imaginou um veículo movido por jatos de vapor. Estas leis foram a bases da teoria da moderna propulsão.
A primeira concepção da turbina a gás e seu conseqüente patenteamento foi proposta em 1791 pelo inglês John Barber.
Dentre as idéias originais e subseqüente patenteamento é importante mencionar John Dumbell, Inglaterra, 1808 e Bresson, França, 1837, os quais, em suas concepções já