ATPS F Sica 2 2
Este trabalho tem por objetivo mostrar o funcionamento de elevadores, bem como as normas que regem o seu funcionamento. Através da pesquisa dessas informações, apresentaremos as conclusões no final do mesmo.
Hoje em dia, os dois tipos de elevadores mais usados em edifícios residenciais são hidráulicos e elétricos.
Há também, porém menos comum, os elevadores a vácuo.
O conceito técnico e as vantagens de cada um deles estão listados a seguir:
A evolução tecnológica dos elevadores
Elevadores hidráulicos são movidos por um pistão hidráulico normalmente localizado embaixo do equipamento.
Os elevadores elétricos, usam de cabos que são acionados por energia elétrica, semelhantemente aos elevadores de passageiros tradicionais.
Algum tempo atrás, os equipamentos hidráulicos tinham a preferência dos engenheiros e arquitetos.
Apenas com este tipo de elevador se fazia possível evitar as pouco estéticas casas das máquinas nos telhados, visto que para equipamentos hidráulicos estas podem ser instaladas em outros lugares. Também eram os únicos equipamentos com possibilidade de resgate em casos de falta de energia, por conta da possibilidade de descida utilizando apenas a gravidade.
E também o conforto da viagem era melhor do que o proporcionado pelos elevadores elétricos. Os mais usados nos dias de hoje são os elétricos e os hidráulicos. Percebe-se que a força de tração exercida na subida acelerada é maior que o peso do elevador e a carga de pessoas, em velocidades constantes essas forças são iguais em módulo e em sentidos diferentes e na subida desacelerada o peso do elevador e da carga de pessoas é maior que a tração.
Por fim, os elevadores elétricos tiveram uma evolução técnica enorme e os hidráulicos ficaram donos de uma série de limitações pouco invejáveis. Seu funcionamento, por exemplo, costuma ser mais lento e com maior consumo de energia se comparado a um equivalente elétrico, além de utilizar grande quantidade de óleos que os tornam pouco ecológicos e