atps e
Tutora á distancia: Vivian de Menezes.
Disciplina: Educação de jovens e adultos.
Alunas:
INTRODUÇÃO
No Brasil o desenvolvimento da alfabetização de adultos, acompanha a história da educação como um todo e teve início com o trabalho de catequização e ensino das primeiras letras, realizado pelos jesuítas, durante o Brasil colônia. Também está ligado a Paulo Freire, seu sistema foi desenvolvido na década de 60, e teve sua primeira aplicação na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Após o sucesso da experiência, passou a ser conhecido em todo País, sendo praticado por diversos grupos culturais.
Ao longo do tempo com o avanço tecnológico, começou a ser exigida mão de obra mais qualificada, e desta forma várias medidas políticas e pedagógicas foram sendo adotadas para a diminuir o analfabetismo entre elas o EJA.
A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria. EJA é
uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida Sabe-se que educar é muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir-lhes um conteúdo pronto. A qualidade do ensino está diretamente ligada à preparação do professor, que terá de se capacitar para estar atuando junto às turmas de educação de jovens e adultos tal capacitação deve ser reconhecida e valorizada, uma vez que esta modalidade de 3ensino acolhe jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar no período certo e a busca do reconhecimento da importância da EJA., como veremos nesta apresentação.
A IMPORTÂNCIA DO EJA
A alfabetização de jovens e adultos é um desafio ,não só para administradores governamentais, universidades , professores, como também como para toda a sociedade e o próprio aluno.
As pesquisas sobre a