ATPS D
O presente trabalho pretende elaborar um roteiro com os documentos e os procedimentos para legalização de uma empresa limitada fictícia. Objetiva-se assim não apenas obter uma noção de todo o processo, mas criar um registro em forma de tutorial passo-a-passo para consultas futuras em constantes aperfeiçoamento e atualizações.
Tratamos neste contexto, a simulação da abertura de uma empresa denominada como sociedade limitada, onde dois irmãos empreendedores entram em uma sociedade (limitada) para a abertura de seu próprio negócio. Neste mesmo contexto, detalhamos como começar e dar andamento nesta empresa, com a consultoria de nosso escritório, também fictício.
O QUE É SER UM EMPRESÁRIO?
Empresário é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente (com habitualidade) uma atividade econômica (que busca gerar lucro) organizada (que articula os fatores de produção) para a produção ou circulação de bens ou serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária). Os sócios de uma sociedade empresária (sejam eles empreendedores, sejam eles investidores) não são empresários, o empresário é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios.
QUAI AS CARACTERÍSTICAS E CONDIÇÕES PARA SE TORNAR UM?
Para se tornar um empresário de sucesso, é preciso ter as seguintes características: • Capacidade de assumir riscos – disposição de enfrentar desafios, abandonar a vida relativamente segura de assalariado para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio. • Senso de oportunidade – enxergar oportunidades onde muitos só veem ameaças, identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes, chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados; • Liderança – capacidade de introduzir pessoas de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades,