Atps C lia
Na concepção básica de uma criança, assim como, de qualquer ser humano que faz parte de uma sociedade e de uma organização familiar em que está inserida, ela vê, aprende e vivencia com o seu cotidiano. São criativas, curiosas e espontâneas, possui uma natureza singular onde reflete sobre o que sente e pensa de uma forma individual que precisa ser respeitado e compreendido.
A criança é um ser capaz de fazer suas próprias construções, através do lúdico, ela amplia o conceito de mundo, desenvolvendo suas habilidades e reorganizando suas ideias e sentimentos sobre o mundo, pessoas e a si mesma.
Vygostshi diz que a interação social nada mais é, que uma “situação” social de desenvolvimento, que a relação estabelecida entre a criança e seu meio é única e irrepetível em qualquer momento de seu desenvolvimento (Vygotshi, 1991). A educação infantil é a primeira etapa da educação básica com a finalidade de progredir no desenvolvimento cultural e social da criança, auxiliando nos aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, intelectual e social.
O processo educativo da criança é marcado pela internalização de crenças, valores, normas e representações sociais que contribuem no processo de desenvolvimento integral da criança e em sua formação até seus cinco anos de idade, a educação infantil tem como objetivo preparar a criança para séries posteriores o que ressalta na lei de Diretrizes Bases na educação Nacional (LDB, 1996).
Na concepção do ensino fundamental a partir de seis anos de idade é assegurar a todas as crianças, um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender, e com isso uma aprendizagem mais ampla segundo o Ministério da Educação (MEC) (Brasil, 2004, p 174).
Na ampliação do Ensino Fundamental e permanencia das crianças de seis anos, neste nível de ensino é dever não só da instituição escolar e seus profissionais, mas também da família e principalmente do Poder Público, na Declaração de