ATPS - A importância do treinamento nas organizações
Diante desses fatores, cabe ressaltar o conceito de treinamento para alguns autores, posto que o este seja fator primordial para o desenvolvimento das organizações. Segundo Chiavenato (2003) o treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal a não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. Por outro lado, o desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo que utiliza procedimentos sistemáticos e organizados pelo qual o pessoal gerencial aprende conhecimentos conceptuais e teóricos para propósitos genéricos.
Consoante a isso, Araújo (2006) e Carvalho (2007), designam o treinamento como sendo uma educação especializada que compreende todas as atividades, desde a aquisição das habilidades motora até o fornecimento de conhecimentos de técnicas, o desenvolvimento de aptidões administrativas e de atitudes referentes a problemas sociais. Tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da empresa, proporcionar oportunidades aos empregados de todos os níveis e obter o conhecimento a prática e a conduta requerida pela organização.
Em vista desses aspectos, apontam os autores, a competitividade e as mudanças rápidas que causam impacto na gestão das organizações, não impede que estas contribuam para o desenvolvimento das pessoas enquanto profissionais. E que a educação é importante em todos os contextos, inclusive nos investimentos das organizações, voltados para treinamentos e desenvolvimentos de pessoas.
Cabe agora, retomar e analisar os principais pontos