atps violencia urbana
GRUPO:
ADALTON ANACLETO DE JESUS – RA 4473893057
ALEX LOPES – RA 4200050794
GABRIEL SANTOS – RA 37638233
GABRIELLE DA SILVA GONÇALVES – RA 4605870066
MARCELO BARBOSA – RA 3730690863
MARLI FERREIRA – RA 3747716856
VIOLÊNCIA URBANA
Quando falamos em violência falamos no uso da agressividade intencionalmente em atos que resultem em acidente morte ou trauma. A violência se manifesta de diversas formas como nas guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome. A violência pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, e outros. No caso da violência urbana é um termo utilizado para definir os ataques à ordem pública que se apresentam nas cidades dos diversos países.
A violência urbana também consiste em um tipo de violação da lei penal. Consiste na prática de crimes diversos como assassinatos, roubos e seqüestros contra pessoas ou crimes contra o patrimônio público, Um dos principais fatores que gera a violência urbana é o crescimento acelerado e desordenado das cidades. Crimes esses que influenciam negativamente o convívio entre as pessoas e a sua qualidade de vida.
Segundo Roberto DaMatta (1982) A violência é parte das relações que compõem a sociedade Nesse sentido a violência urbana na sociedade é determinada por seus valores culturais, religiosos, sociais, econômicos, políticos e morais. A violência urbana na maioria das vezes está associada aos problemas sociais e morais como o desemprego, tráfico de drogas, rivalidade entre grupos e etc.. Ela não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
São inúmeros os fatores que podem ser apontados como causadores desse problema no Brasil, mas, há um ponto que, geralmente, é esquecido e que atinge diretamente os jovens e adolescentes a falta de diálogo e a dificuldade de se criar