ATPS Vibra Oes Mecanicas
Passo 1 (Equipe)
Pesquisar sobre ondas estacionárias, utilizar desenhos e esquemas para a representação. Nos desenhos e/ou esquemas destacar sobre os parâmetros: frequência e comprimento de onda e velocidade de propagação.
R:Ondas estacionarias possuem um padrão estacionário de vibrações. Se formam a partir de vibrações de duas onde iguais mas em sentido opostos podendo ser classificadas em ondas transversais ou ondas longitudinais. A Frequência pode ser considerada como a característica do sistema que define a “velocidade” de oscilação do sistema.
Exemplo de onda estacionário transversais.
Passo 2 (Equipe)
Elencar situações e projetos que possa exemplificar sobre ondas estacionárias, ou também, se há algum outro tipo de oscilação diferenciada.
R: O melhor exemplo onde se propaga ondas estacionarias é em uma corda com umas de suas pontas em um suporte e a outra com movimentação para causar a onda como nessa ilustração abaixo
Ou até mesmo em uma mola espiral como citada na questão 01.
Passo 3 (Equipe)
Exemplificar os fenômenos de interferência construtiva e destrutiva na observação dos sistemas vibratórios dos passos 1 e 2.
R: Interferência Construtiva é quando ocorre interferência entre máximo e máximo, teremos uma amplitude duas vezes maior que a amplitude original. É um caso especial onde a diferença de fase entre as ondas é zero, ou seja, os máximos ocupam a mesma posição. Da mesma forma para os mínimos, quando ocupam a mesma posição. É o que mostra abaixo
Interferência Destrutiva
Se a diferença de fase for de 180º que equivale a π os pontos de máximo de uma onda ocupam os pontos de mínimo da outra, e vice-versa. Neste caso ocorre interferência destrutiva, pois soma-se as amplitudes A e –A. Isto resulta em amplitude zero, conforme a figura abaixo.
Dois pulsos ondulatórios iguais no instante em que coincide a superposição entre máximo e mínimo e mínimo e máximo.
Fonte retirada de :