ATPS Técnicas de negociação
Passo 01
Habilidades Essenciais aos Negociadores.
A negociação pode ser definida como um processo que envolve duas partes ou mais baseada em uma comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns, seja afinidade, conflitos. Devem ocorre as relações duradouras, que satisfaçam as necessidades de todos os envolvidos.
Os negociadores devem concentra-se nas ideias encarar a discussão como uma oportunidade de reflexão e revisão de opiniões, definir interesses e objetivos a serem alcançados pela negociação. Buscar alternativas para atender todas as partes envolvidas, elas podem gerar novas oportunidades e servir de base para atingir o acordo.
Questões pessoais devem ser separadas das negociações, já que não são alvos de negócio. Saber falar e saber ouvir é fundamental saber divulga suas ideias no momento certo e da maneira certa. Colocar-se no lugar da outra parte é fundamental conhecer o outro lado seus problemas e necessidades, assim podendo conhecer seus argumentos e ter condições de respondê-lo se for o caso, ter consciência.
Existem muitas habilidades que envolvem um negociador essas são apenas alguns. Independentes dessas habilidades qualquer pessoa pode negociar, entretanto os negociadores que possuírem alguns dessas terão um diferencial e poderão ter melhores condições de negociar e obter resultados.
Anotações que artigo apresente em relação ao livro texto:
• Comunicar-se;
• Saber falar e ouvir;
• Saber interpretar o comportamento humano;
• Buscar relacionamentos duradouros;
• Usar o silencia adequadamente;
• Ser flexível,
• Separar as pessoas dos problemas;
Passo 02 - Habilidades da Negociação.
O teste elaborado por Hindle (1999 apud MARTINELLI, 2009, p.140 - 142), tem como objetivo avaliar as habilidades de negociação. É um teste simples e rápido de ser feito, no formato de múltipla escolha, que não tem caráter científico, mas que serve como um referencial do nível de habilidade