ATPS Técnicas de negociação
Ciências Contábeis
Técnicas de Negociação
ATPS Técnicas de Negociação
Professora Ma. Juliana Leite Kirchner
Tutora Ivania Ferreira Vaz
Criciúma – SC
Junho/ 2013
Introdução
No mundo de hoje se negocia constantemente. E, no local de trabalho, é onde ocorrem as mais importantes negociações para a maioria dos brasileiros. Nessas negociações, uma das mais importantes para o trabalhador é a negociação salarial. Este trabalho tem por objeto apresentar a elaboração de um roteiro de preparação para negociações salariais, focando nas reações a um não, e nos argumentos a apresentar para obter o aumento.
Além disso, abordamos conceitos de negociação, chegamos a melhor definição possível, para melhor compreensão. Qual o melhor meio de conseguir sucesso em uma negociação, as habilidades e papel dos negociadores, e o planejamento da negociação.
Roteiro de Preparação para Negociações Salariais.
Para pleitear uma negociação salarial, é preciso ter argumentos concretos e preparação (planejamento). No caso da situação problema proposta na ATPS, o “não”, provavelmente, nunca seria a resposta desejada. Mas um bom negociador deve ter uma alternativa, ou um plano “B” para qualquer situação. Transformando isso em uma resposta positiva.
O gestor pode ser pego de surpresa e não ter tempo de pensar em qual a melhor desculpa para NÃO dar o aumento, então as palavras podem ser desmedidas e deixar o funcionário em estado de “choque”. A reação teria que ser controlada e, por meio disso, partir para saber o porquê da resposta negativa.
Em uma negociação salarial, é importantíssimo ser sincero e não ter vergonha de dizer o que realmente se quer; expor as qualidades (sem exageros); deixar sempre bem claro a necessidade de crescimento e desenvolvimento profissional na empresa.
Fazer uma pesquisa de mercado antes desse momento também ajuda. Vale consultar cadernos de empregos dos jornais,