Atps técnicas de negociação
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Técnicas de Negociação
São José dos Campos – São Paulo
INTRODUÇÃO
Numa negociação o negociador deve estar ciente de que o processo nada mais é do que oportunidade para que as partes envolvidas encontrem soluções para que entendam seus interesses sem que signifique trabalhar contra os interesses das partes. Onde envolve o ganha-ganha, que atende os meus interesses sem ferir os interesses das partes.
Para que uma empresa tenha sucesso depende da negociação de seus profissionais que a integram. Negociação significa representar o processo de comunicação eficiente, que se baseia em enfrentar desafios.
Negociar é quase permanente, não é apenas feita onde se trabalha, mas também em casa, loja e em outras situações. Relação entre duas ou mais pessoas co diferenças entre si, porem busca o mesmo objetivo em comum que satisfaça os interesses. As partes têm a obrigação de passar de maneira clara e objetiva, seja ela pessoalmente ou profissionalmente, pois negociamos o tempo todo.
O negociador bom precisa ter muitas informações, só assim conseguirá ter controle das situações passando para as partes a sensação de poder sempre com clareza em suar argumentações e sabendo ouvir.
A negociação hoje sem dúvida é a habilidade mais requisitada no mundo profissional. Mas infelizmente muitas pessoas desconhecem o assunto por se tratar de um fato relativamente novo e porque não foi ensinado em casa, escola e nem no ambiente corporativo.
1. DESENVOLVIMENTO
Conceito de Negociação.
Antes do assunto principal que é negociação vamos ver o que cada autor diz sobre o conceito de negociação. Vejamos:
“Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.” (Cohen, 198)
“Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.”