Atps técnicas de negociação 2012
Curso: Administração
Disciplina: Técnicas de Negociação
Conceito e características da negociação
Acadêmicos:
Professora: Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Pelotas, 11.06.2012
Negociação
Nesta era da informação um dos ativos mais importantes das organizações são as pessoas, sem elas as empresas não conseguiriam existir, pois são passíveis de treinamento e desenvolvimento e para utilizar os elementos de inovação, motivação, criatividade é necessário utilizar a negociação.
A maioria dos autores que discute sobre o tema, inspira-se nas teorias motivacionais de Maslow e Magregor, e acreditam que é possível identificar um tipo predominante de negociador único para estilos de negociação visto que cada um conserva um poder predominante de negociar.
Inicialmente negociar é um fato do cotidiano de todo indivíduo, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que envolve os direitos dos outros.
As negociações sempre envolvem mais de um lado, implicando na existência de alguém que tenha interesses, necessidades e uma individualidade, que você necessita conhecer para obter sucesso.
Para Burbridge, na negociação é necessário evitar posições, administrar seu tempo, ou seja, deixar claro quais são os seus interesses e esclarecer os interesses deles. Em uma negociação bem sucedida as partes envolvidas encerram o jogo igualmente vitoriosas, deve haver harmonia.
A comunicação na negociação, não é apenas verbal, abrange também expressões faciais, gestos, posturas, a linguagem do corpo manifesta, de todo inconsciente, nossas verdadeiras intenções. O olhar é indispensável tanto como parte da comunicação, como percepção do que ocorre com seus interlocutores.
“Estar no poder é como ser uma Dama. Se tiver que lembrar as pessoas que você é, você não é .” Margareth Thatcher
Para Wanderley, os sentimentos que temos pelas pessoas determinam a nossa compreensão dos seus atos. Um mesmo ato pode