ATPS TURISMO
Entre todos os ramos de negócios em destaque para o ano de 2013 o setor de turismo é uma das áreas mais promissoras devido aos grandes eventos esportivos e as condições de firmamento das classes “C” e de “D” no indicadores econômicos como sendo uma parcela da população que começa a investir seus rendimentos para poder acessar a viagens locais e internacionais .
Contudo o setor desde 2010 lança mão de pesquisas que mostram o verdadeiro potencial do segmento e que indicam que os turistas querem se aproveitar da boa condição econômica que vive nosso país para poderem concluir sonhos antes não realizáveis.
O consumidor
Falando de consumidor um dado importante é o perfil do futuro viajante, geralmente os brasileiros planejam as viagens com antecedência, mas efetivam a compra em cima da hora, pagam à vista e preferem montar seus roteiros sozinhos.
A seguir com base em uma pesquisa realizada pelo ministério do turismo e entidades da ligadas a classe mostra o verdadeiro perfil do viajante. RELATÓRIO DA PESQUISA
1. O perfil do turista em relação à percepção, interesses e impressões sobre viagens, regiões e motivações sobre o turismo no Brasil: análise das contribuições dos participantes nos grupos focais.
1.1 - Pessoas que viajaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, classes B2 e B1, entre 35 - 50 anos. Casados e com filhos.
Para os participantes deste grupo, uma viagem é uma espécie de fuga, eles expressaram sentimentos que relacionam viajar a “escapar”; fugir da rotina cansativa do cotidiano, encontrando nesse “escapar” uma forma de satisfação, prazer e realização. Fazer uma viagem, para eles, representa muito mais do que conhecer um lugar – é um período idealizado e pelo qual se espera ansiosamente, cujas expectativas excedem a de um bom serviço e atendimento e alcançam o desejo de vivenciar novas experiências, novos conhecimentos e novas descobertas, assim, possuem maior facilidade para perceber e valorizar atributos intangíveis na oferta