atps termodinamica
Dp_Termodinâmica
Propriedades de uma substância Pura
A aplicação do balanço de energia a um sistema de interesse requer o conhecimento das propriedades deste sistema e de como estas propriedades estão relacionadas. No caso de desejar descrever o estado ou mudança de estado de um sistema, deve-se saber alguma coisa sobre as características da substância que faz parte do mesmo. O sistema mais simples concebível é aquele constituído por uma substância simples (pura).
Substância pura: é aquela que tem composição química invariável e homogênea. Pode existir em mais de uma fase, mas a composição química é a mesma em todas as fases. Assim, a água líquida, uma mistura de água líquida e vapor d’água ou mistura de gelo e água líquida são todas substâncias puras, pois cada fase tem a mesma composição química. Por outro lado, uma mistura de ar líquido e gasoso não é uma substância pura, pois a composição da fase líquida diferente daquela da fase gasosa.
Às vezes uma mistura de gases, tal como o ar, é considerada uma substância pura, desde que não haja mudança de fase. Rigorosamente falando, isso não é verdade, mas pode-se dizer que uma mistura de gases, tal como o ar, exibe algumas das características de uma substância pura, desde que não haja mudança de fase.
Definindo o Estado: Para se definir o estado (de equilíbrio) de um sistema fechado deve ser estabelecido pelo valor de suas propriedades termodinâmicas. A partir da observação de diversos sistemas termodinâmicos, sabe-se que nem todas as propriedades são independentes entre si, e que um ponto importante, é que o estado pode ser unicamente determinado pelo estabelecimento dos valores das propriedades independentes, o que significa que não se pode determinar uma delas através do conhecimento da outra.
Sistema Compressível Simples: é aquele para o qual os únicos trabalhos mecânicos relevantes são o de expansão e compressão da fronteira do tipo PdV além de um possível trabalho de cisalhamento