ATPS TEORIAS PSICANAL TICAS I

875 palavras 4 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Teorias Psicanalíticas I – Uma Visão Crítica da Psicanálise para Iniciantes

Profª Kele Cristina Pasqualini

BAURU

2014
UMA VISÃO CRÍTICA DA PSICANÁLISE PARA INICIANTES

Sigmund Freud, nascido no ano de 1856 em Freiberg no antigo Império Austríaco, foi o fundador da Psicanálise. Durante sua vida, formou-se em medicina na Universidade de Viena em 1881 e especializou-se em neuropatologia e neurologia clínica. Freud modificou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica e até hoje suas idéias são seguidas e estudadas. Ele foi um dos que mais contribuiram para a Psicologia Contemporânea. Faleceu em 1939, em Londres.
Mas o que de fato é a Psicanálise? Nada mais é do que um termo usado para se refereir a uma teoria, a um método de investigação e uma prática profissional. Freud em seus estudos trouxe a tona a existência do inconsciente. Para explicar melhor do que se trata o inconsciente, vamos trabalhar com a Primeira Tópica de Freud. Nela, Freud dividiu em três as estruturas do aparelho psíquico: o inconsciente, que é o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência e caracteriza-se por fatos e sentimentos reprimidos, em que na maioria das vezes temos dificuldades para se lembrar, em uma espécie de defesa; o pré-consciente, que refere-se no sistema como o local onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à nossa consciência; e por último o consciente, que é aquele que recebe informações ao mesmo tempo do mundo exterior como também do mundo interior. Com a descoberta do inconsciente, Freud pode entender o porquê de muitas vezes o indivíduo não consegue atingir seus objetivos. Ele explica que isso se deve ao medo que sentimos de acessar aqueles sentimentos que podem nos machucar.
Você já reparou que em diversas situações sentimos medo, mas não sabemos de onde ele vem, muito menos o seu motivo? Imagine que mente possuua diversas cavernas, algumas iluminadas, outras nem

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas