ATPS TEORIAS DA ADMINISTRA O
Competências e habilidades
Índice
ETAPA 1 – Passos 1 e 2
1. Introdução
2. O Administrador
1.Introdução
Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração. Segundo Chiavenato a administração ao longo da história se desenvolveu de forma lenta, somente a partir do século XX é que seu desenvolvimento ganhou força, porém desde inicio da história da humanidade temos referências de sua existência.
Temos como referências pré-históricas noções administrativas à construção das pirâmides do Egito e da muralha da China pela organização de milhares de trabalhadores em obras monumentais e que duram até os dias atuais, nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio os quais sugeriam práticas de administração pública.
A filosofia muito influenciou na administração na antiguidade, Sócrates e seu ponto de vista sobre a administração como habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência, Platão com sua análise, o livro "A República" dos problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego, Aristóteles abriu as perspectivas do atual conhecimento humano com o livro "Política" que versa sobre a organização do estado, Descartes com seu método cartesiano a tendência à análise e à divisão do trabalho, entre outros filósofos.
A organização da Igreja Católica e as Organizações Militares também tiveram influência na formação das teorias da administração, com uma hierarquia de autoridade, um estado maior e a coordenação funcional para assegurar a integração e com uma hierarquia de poder rígida respectivamente.
A Revolução Industrial foi um acontecimento que alterou completamente a estrutura comercial é social da época, inicialmente com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, seguida de outras invenções que trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e consequente necessidade de maior adaptação já que ao invés de instrumentos rudimentares era necessário