ATPS TED
Este texto refere-se à importância do treinamento nas organizações, e o seu reflexo nos subsistemas de recursos humanos, tais qual o seu recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e carreiras.
Há diferença entre treinamento e desenvolvimento, pois o treinamento tem como função melhorar as habilidades dos profissionais, já o desenvolvimento tem como foco voltado a novos cargos a serem abertos dentro da organização.
Os aspectos históricos da gestão de pessoas: Remonta à antiguidade, que somente no final do século passado foi assumido a relevância necessária para uma sistematização dos conhecimentos adquiridos.
A administração cientifica desenvolvida por ''Frecderick Toyeos'' mostrou que o estudo sistemático e cientifico poderia adquirir a melhor eficiência. Já no Brasil, o processo passou por fases peculiares de nossa historia, para os autores Brasileiros a evolução das relações de trabalho seguiram fases históricas do país.
Os Subsistemas de RH: O RH foi implantada pelas organizações como objetivo principal prestar serviços na empresa para atender as necessidades operacionais e suas exigências. Segundo ''MARRAS (2000) o subsistemas são: Recrutamento, seleção, treinamento, higiene, segurança de trabalho, cargos, salários e avaliação de desempenho.
O recrutamento tem como ênfase suprir as necessidades da organização de forma adequada e abastecer o processo de seleção, podendo ser assim interno ou externo.
A seleção conforme ''Araújo (2006)'' onde os processos de selecionar devem ter técnicas mais compatível de mão de obra considerando as informações contidas nas descrições do cargo como seus pré requisitos e responsabilidades, ajudando assim a empresa obter um profissional produtivo e competitivo.
Na administração dos cargos e salários estão ligados ao sistema de avaliação de desempenho e carreira, integrando e formando o processo de planejamento. ''O treinamento é um