ATPS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCA O
INTRODUÇÃO
Não é suficiente adquirir televisão, videocassetes, computadores, sem que haja uma mudança básica na postura do educador. É preciso mais. A comunicação precisa ser instaurada, desejada, conquistada. É necessário entender o educando como ser histórico, ativo e como tal, a atenção não pode centrar-se apenas no instrumento e na técnica. Deve-se, necessariamente considerar a influência das imagens no cotidiano do educando. E mais, deve-se observar o reflexo dessa influência de compreender a realidade na sua forma perceptiva, sensorial e cognitiva e multidimensional. Lidar com a pluralidade é o grande desafio que se apresenta ao homem do futuro. As novas tecnologias da informação e da comunicação, se bem utilizadas, poderão auxiliar o cidadão deste novo milênio a encontrar os caminhos das novas relações interpessoais e novas relações com o conhecimento que a denominada era da informação exige de todos. Os avanços tecnológicos estão presentes em toda a parte. Não há como ficar indiferente a isto, pois está presente no dia-a-dia de todos os indivíduos, trazendo novas informações como uma nova forma de comunicação. Com isso destaca-se a importância de introduzir tais avanços no cotidiano educacional aquém a criança pertence. Ou seja, o ambiente tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual da criança, como exemplifica a teoria sociocultural de Vygotsky (STERNBERG, 2000).
TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
Tecnologias Aplicadas à Educação
A Educação no Brasil sempre sofreu mudanças à medida que a sociedade se transformava, pois era necessário que o ambiente escolar se adequasse a nova sociedade que ia surgindo.
A globalização exige até hoje mudanças na educação, onde o ambiente escolar todos os dias é “bombardeado” com tecnologias, as quais sempre resultam em algum tipo de mudança para a sociedade. Cada vez que a sociedade sofre mudanças é necessário que o ambiente escolar saiba lidar com essas mudanças.
A utilização