Atps tecnologia de gestão
A Souza Cruz BAT é uma empresa Multinacional de grande porte que fabrica, vende e exporta fumo, cigarros e produtos fumigeros em geral.
Por se tratar de uma empresa que comercializa produtos nocivos à saúde, muitas vezes ela não é lembrada em suas ações a comunidade e ao meio ambiente. Porém, a Souza Cruz foi uma das pioneiras na implementação de ações ambientais e conforme modelo Ibase, seus investimentos em meio ambiente, ações sociais e ao público interno totalizaram cerca de R$ 353 milhões em 2008.
2.1. História da Empresa
Usina de Santa Cruz do Sul
Foi no dia 25 de abril de 1903, com apenas 16 funcionárias e uma inovadora máquina de produzir cigarros já enrolados em papel, que o jovem imigrante português Albino Souza Cruz começou a produzir, em um sobrado no centro do Rio de Janeiro, a marca Dalila, o primeiro produto da nascente Souza Cruz & Cia.
O sucesso do produto nas tabacarias da então Capital Federal foi rápido e obrigou Albino a expandir a produção. Em 1910, a Souza Cruz comprou a Imperial Fábrica de Rapé Paulo Cordeiro, na Rua Conde de Bonfim, nas matas da Tijuca. Para lá foram transferidas suas instalações industriais e o rapé foi aos poucos sendo substituído pelos cigarros.
Santa Catarina
Mas eram necessários mais recursos e aporte de tecnologia para que a empresa pudesse acelerar seu ritmo de crescimento. E, para atingir estes objetivos, em 1914, Albino Souza Cruz transformou a companhia em uma sociedade anônima, passando o controle acionário ao grupo BAT (British American Tobacco).
Esta mudança alavancou o crescimento da Souza Cruz, levando-a a se tornar a maior indústria de fumo da América Latina. A partir daí, a Souza Cruz aumentou sua produção, internacionalizou-se, evoluiu tecnologicamente e tornou-se líder absoluta de mercado e referência internacional no marketing de produtos de consumo de massa.
No dia 25 de abril de 2003, a empresa celebrou seu primeiro centenário com a inauguração da fábrica