ATPS - Tecnicas de negociação
Nesta atividade serão analisadas as técnicas de negociação e suas variáveis, buscando o entendimento de seus processo e formas, os fatores influenciadores, os pontos positivos e negativos em uma negociação, o planejamento para chegar ao sucesso e atingir metas desejadas.
A negociação sempre foi utilizada como instrumento na resolução de conflitos, imposições de ideias, os negociadores anteriormente tinham conhecimento básico de negociar, os quais hoje os negociadores estão sempre em busca incansável do desenvolvimento pessoal, para aprimorar cada vez mais a arte de negociar, que se tornaram essências pelas técnicas que existem atualmente. 2. CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
Existem varias definições para negociação, dentre essas vastas definições, concluímos que, negociação é um processo de comunicação entre duas ou mais partes que buscam uma solução satisfatória para todos os envolvidos, usando variáveis e elementos em busca do processo ideal, a fim de estabelecer uma negociação duradoura, utilizando a ética para tal finalidade.
“A negociação é ainda o modo mais eficiente de conseguir algo que se deseja. Negociam-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pes¬soa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.”, Adalberto Brandão, Ana Tereza Spinola e Yann Duuzert.
As negociações devem ser planejadas, requerendo muito trabalho, mas com a certeza de que o resultado será satisfatório e garantido.
Planejar a negociação requer conhecimentos. O uso dos elementos é fundamental na negociação, permitindo ao negociador a capacidade de conduzir a negociação de maneira a garantir a efetivação dos processos, cabendo ao negociador decidir qual a melhor maneira de estabelecer a conduta a ser utilizada na negociação.
2.1. Definição de negociação segundo Dante Pinheiro Martinelli “A negociação