ATPS tec negociação etapa 1
Este trabalho está baseado numa conclusão após a execução dos passos sugeridos pela ATPS. Onde cada integrante do grupo expôs situações de negociação na família, no trabalho, com amigos... .
Após várias pesquisas sobre conceitos, nos alertamos de que a negociação está presente em todos os círculos que convivemos. A partir do momento que estamos em contato com pessoas não passamos um dia sequer sem negociar, seja com a professora do seu filho sobre o horário da saída ou se ele poderá chegar mais tarde, com o marido ou esposa sobre o que fazer para o jantar, com o guardador do estacionamento, com o chefe e etc.
Vamos expor uma situação de negociação vivida por um dos integrantes do grupo e citaremos alguns conceitos.
Exemplos de negociação
Através de uma longa discussão sobre as situações de negociações vividas por cada integrante do grupo, chegamos a conclusão que uma negociação entre familiares, amigos ou pessoas próximas interfere no resultado de uma negociação.
Como numa situação de uma mãe e uma filha, onde a mãe precisa trabalhar e estudar, pensando num conforto para ambas e por outro lado uma avó que não trabalha fora e tem o tempo livre durante toda a semana. Então a mãe negocia com a avó que irá trabalhar e estudar durante a semana dando como vantagem ajudar nas despesas da casa e a avó aceita por não ter nenhuma renda fixa e ter um laço amoroso com a neta.
Aparentemente esta negociação teria tudo para dar certo, pois era bom para ambos os lados, porém por existir um laço familiar a avó se acha no direito de interferir em assuntos pessoais da mãe, como exigir a atenção da mesma para com a filha. E se esta negociação fosse com alguém desconhecido esta pessoa não sentiria à vontade de fazer estes questionamentos.
Portanto numa negociação o melhor é sempre tentar estreitar ao máximo as questões de afeto, tentando fazer uma negociação bem elaborada e clara em relação ao papel de cada um para que ninguém saia prejudicado no meio