ATPS SOCIOLOGIA
Antonio Carlos Gaia Assunção
RA-419226
Maria da Luz Carvalho
Reinaldo G. Cardoso
RA-7926682728
RA-7981716263
Rosieny B. de F. Assunção
RA-419227
Rosilene Bento Pires
RA-418161
ATPS – fundamentos
Tucuruí/PA
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ATPS – fundamentos
Relatório científico apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social 3° semestre, à Universidade Anhanguera-UNIDERP, para a obtenção parcial de nota da disciplina sociologia, com a Professora:
Tucuruí/PA
2014
Introdução
O objetivo deste trabalho consiste na reflexão sobre as influências dos pressupostos filosóficos na história do Serviço Social, refletindo a importância do movimento de reconceituação iniciado nos anos de 1960 para a profissão, e suas influências das correntes filosóficas no Serviço Social: Positivismo, fenomenologia e dialética.
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Serviço Social no Brasil surgiu em um momento histórico com forte vinculação à ação da Igreja. Um dos relatos fidedignos dessa condição sustenta que "tendo suas bases nas formas de assistência social que se desenvolvem com a mobilização do movimento leigo pela Igreja Católica, a partir da segunda metade da década de 1920, o reconhecimento do Serviço Social, enquanto profissão institucionalizada, só ocorrerá quando a Igreja Católica, enquanto instituição social, organizar-se para assumir um papel ativo na chamada questão social" (RAICHELIS, 1988).
Para a autora, o surgimento do Serviço Social caminha com a mobilização da Igreja na busca do resgate de seus interesses e privilégios corporativos através de uma influência normativa. O reordenamento da Igreja foi concretizado a partir da constituição do chamado "Bloco Católico", que lança pessoas à época vinculadas à Igreja, na militância tanto intelectual quanto política, adotando como premissas: uma