ATPS SOCIOLOGIA
Centro de Educação à Distância – CEAD
Serviço Social
Cleci da Silva Gonçalves – RA 446454
Cleres Elaine Cambruzzi– RA:430468
Fátima Aparecida Laiser – RA : 7986702203
Jefferson Ismael Schirmer – RA:7928693742
José Ricardo Gonçalves – RA: 7986701450
Sociologia Geral
TAQUARA/RS
2013
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo analisar as obras de Émile Durkheim e identificar o tipo de solidariedade social presente nesta. Também fazer comparações e mostrar as diferenças DE QUE?, dando esclarecimento das declarações sobre os Direitos Humanos e Direitos da Virgínia.
O princípio parte das obras, “A divisão do trabalho social” e “Os tipos de solidariedade social.” Característica das Declarações: As duas falam dos direitos e deveres sociais.
Diferenças das Declarações: A Declaração Universal dos Direitos Humanos, declara as leis de forma mais clara e objetiva, com coerência em cada artigo.
Já a Declaração dos Direitos da Virgínia, declara de forma resumida.
Tipos de solidariedade social na obra de Émile Durkheim: Solidariedade Mecânica e Orgânica.
A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social.
De modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.