Atps Sobre Adoção
Novembro de 2013
Sumário
Ciência, metodologia e trabalho científico, 4
Adoções por idade, 7
Adoções por cor, 7
Dúvidas frequentes sobre adoção, 8
Adoções por casais homossexuais, 8
INTRODUÇÃO
Buscamos ressaltar a importância do trabalho científico e da pesquisa para o serviço social e através de dados a demanda crescente da adoção no Brasil. E visualizar possibilidades de melhoria das leis, a morosidade em relação à adoção infanto-juvenil. Tentaremos colocar por meio de dados e propostas a visualização das questões adotivas tanto no Brasil quanto oriundas de outros países se possível.
CIÊNCIA, METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO (Tentando escapar dos horrores metodológicos).
No senso comum o método científico é a virtude de desvelar a realidade, de descobrir suas regularidades e leis. Ou seja, adotar o método científico seria a melhor forma de se chegar à verdade, de descobrir, para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Essa é uma imagem de pensamento bem antiga foi construída juntamente com a chamada ciência moderna, porém o filosofo Karl Popper questionava a noção de que a ciência demonstra verdades, ou verifica certas hipóteses ele argumentava que o conhecimento científico não pode jamais demonstrar que algo é verdadeiro, embora possa demonstrar que algo é falso. Para ele, a história da ciência é uma sucessão de demonstrações de que aquilo que tínhamos certeza que era verdadeiro, de fato era falso. O que caracterizaria a ciência não seria a existência de um método que assegurasse a descoberta de certos aspectos da realidade. O que caracterizaria a ciência seria a dinâmica resumida na seguinte frase: ousadia nas formulações e rigor nas críticas.
Popper nos convida a abandonar o sonho com uma metodologia científica única e universal, que assegure a veracidade do conhecimento produzido. E nos