ATPS - sistemas operacionais etapa 4
Aula Tema: Sistema de Arquivos. Gerencia de dispositivos.
Passo 1 (Individual)
Sistema de Arquivos e Gerencia de Dispositivos.
Sistema de Arquivos:
Um sistema operacional precisa ser capaz de gravar de forma permanente os arquivos de programas e outros em geral. Todo sistema possui métodos para gerenciar os arquivos, que são na maior parte manipulados pelo usuário. O sistema precisa identificar, organizar, utilizar métodos de acesso, proteção e operações de entrada e saída de arquivos.
Um arquivos pode ser definido como um conjunto de registros definidos pelo sistema. Ele é composto por instruções lógicas que o sistema identifica esses arquivos através de nomes e extensões. Por exemplo: no Windows , o sistema identifica um arquivo executável quando ele possui um nome e uma extensão; CHROME.EXE.
Além disso, o sistema deve gravar ne organizar estes arquivos que podem ser gravados em CDs, disco rígido e outros meios de armazenamento.
Organização de arquivos: Consiste em como o sistema armazena internamente os arquivos. A estrutura de dados pode ser suportada pelo sistema ou ser independente. Quando é definido pela própria aplicação, o controle de entrada e saída deste arquivo é da própria aplicação. As organizações geralmente são sequencial, relativa e indexada. Os registros desses arquivos pode ter tamanho fixo ou variável.
Métodos de acesso: Hoje em dia os sistemas possuem formas mais eficientes de acesso aos arquivos, isto porque os dispositivos de armazenamento permitem acesso direto, indexado/por chave, em outros casos esses métodos podem ser combinados. Para que o acesso ao arquivo seja direto, o registro deste arquivo deve ter tamanho fixo. O registro permite a identificação do arquivo, não é necessário especificar a ordem desses registros para leitura ou gravação desse acesso. O acesso indexado é mais sofisticado, o registro deve possuir área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros. Sempre que uma aplicação for acessar um