atps sistema ambiental
Resumo
A construção civil gera hoje muitos resíduos, causando impactos significativos e transtornos à população. O objetivo do presente estudo foi identificar os aspectos ambientais e os tipos de impactos causados em construção civil, para que se encontrem meios viáveis para a minimização destes impactos. Utilizou-se uma pesquisa de campo e levantamento de dados para a obtenção dos resultados. Objetivou-se comprovar a existência da necessidade de conhecer e avaliar os impactos gerados, para que os mesmos possam ser minimizados. Recomenda-se que as empresas busquem alternativas na tentativa de diminuição dos impactos gerados em suas obras civis, usando como ponto de partida a identificação dos aspectos e impactos ambientais gerados, para que futuramente se implante um sistema de gestão ambiental completo.
Passo l
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade (Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução n° 03/90).
Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima).
Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen.
Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e "jogados na atmosfera", são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) ou recicláveis (lenha,