ATPS Silvia etapa1
PSICOLOGIA
Atividades Práticas Supervisionadas
Análise Experimental do Comportamento
Profª Sílvia Cristina Alves Andretta
Ariane dos Santos Mota – RA: 1299511995
Karime de Lira Correia – RA: 6276286686
Louise de Siqueira Freire – RA: 6453252385
Osasco/SP 2015
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar análise do artigo “Análise Comportamental Aplicada” e quais são seus passos fundamentais. Na seguinte página, você poderá entender melhor o que é o programa ABA e o que deve ser seguido com eficiência, seriedade e objetividade entre pais e mestres para se alcançar com êxito o objetivo proposto.
Aula-tema: Comportamento Operante: características.
(Ariane) O Modelo ABA (Applied Behavior Analysis) - Análise Comportamental Aplicada, consiste na análise comportamental e dados científicos tem o objetivo de manipular, mudar e prevenir determinados comportamentos. O autismo é uma das áreas nas quais a análise comportamental é aplicada com êxito.
(Karime) O programa ensina competências de autonomia, linguagem, imitação verbal e não verbal, brincar com objetos até à linguagem expressiva e abstrata e à interação com os outros.
Inicialmente é realizada uma avaliação para identificar as competências presentes e ausentes, que o aluno possui.
O programa ABA é dirigidos por profissionais com formação avançada em análise comportamental e experiência supervisionada no desenho e implementação de programas ABA para alunos com autismo.
(Ariane) Nas escolas em que o ABA é aplicado, os comportamentos são observados, pois acredita-se que eles podem ser mudados, sabendo que um comportamento inadequado não seja sintoma de alguma doença, e que ele pode ser condicionado.
(Ariane) A estrutura das escolas que se utilizam do método ABA deve envolver um número suficiente de professores para desenvolver seus alunos de melhor maneira possível. Em escolas convencionais, os